Leituras

Há muito tempo atrás li pela internet, parece-me, que quem gostava de ler os livros da Ana Teresa Pereira, gostaria também de ler certos autores. Um dos autores a que faziam referência era a Maria João Cantinho com o livro “A garça” (Editora Diferença). Na altura comprei-o, li-o e lembro-me que o sentimento que tive não se aproximou de todo do que tenho quando leio os livros da ATP. E pensei nisso muitas vezes, se haveria autores assim, com a escrita e universo próximos do dela.
Os anos foram passando e li coisas novas, coisas numa lingua que não era a minha e fiz algumas descobertas. Destas minhas leituras sobressaem dois livros cujas histórias, personagens e lugares, de alguma forma me fizeram pensar nesse o universo.

Para quem lê em francês “La relieuse du gué”, de Anne Delaflotte Medhevi (Gaia Editions) e “ La bibliothécaire” de Sophie Avon (Arlea)

E desse lado, têm sugestões de leitura?

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a Leituras

  1. Luzia diz:

    Já pensei nisso, mas em todos os livros que alguma vez li, ainda não consegui encontrar nada sequer parecido. Acho verdadeiramente que a escrita dela é única e embora encontre os lugares e cores e sentimentos em algumas das referências que ela tem indica nos livros, encontro-as apenas porque as reconheço da sua escrita. É um mundo único e por isso não posso fazer sugestões. 🙂

  2. saturnine diz:

    O único episódio mais digno de nota foi com a leitura recente de “As Raparigas da Província” de Edna O’Brien. Há algumas descrições de ambientes e paisagens que me fizeram muito lembrar a ATP. Só por isso, vale a pena.

    O que me acontece mais frequentemente é procurar as obras, referências e autores presentes nos livros dela, que não conhecia. Quase se poderia fazer o “Roteiro Ana Teresa Pereira”, com as obras fundamentais para se perceber o universo em que ela inscreve. 🙂

  3. J. diz:

    Saturnine,

    Fiquei curiosa com “as raparigas da provincia”, ja esta na lista das proximas aquisições 🙂 merci!

    Também penso muitas vezes em fazer um roteiro Ana Teresa Pereira. Tenho andado a fazer uma segunda leitura dos livros, queria fazê-lo pela ordem que foram escritos mas não tenho conseguido… humores… em todo o caso tenho sempre um caderno ao meu lado onde anoto referências a livros, filmes, musicas, vestuario, acessorios, flores entre outros…

    Creio que o livro “Se eu morrer antes de acordar” é um dos que mais referências tem 🙂

Deixe uma Resposta

