O Rosto de Rothko

Suas cores são um milagre. De púrpura violácea, de púrpura escarlate, de púrpura carmesim. Assim o manto do seu encontro.

Mark Rothko de Mário Rui de Oliveira in O Vento da Noite


De todas as muitas, inúmeras referências nos livros da Ana, a que mais me marcou foi a do pintor Mark Rothko. Sempre fui mais ligado às letras, aos livros, aos escritores, mas a primeira vez que vi uma reprodução de uma pintura sua na capa de O Rosto de Deus fiquei rendido. Lembro-me de ter perseguido outras referências, por exemplo Tonino Guerra, Tarkovsky, Cortazar, Yeats, mas Rothko era diferente. Os seus quadros falavam de histórias que não podiam ser contadas, de silêncios que não podiam ser explicados.

O Rosto de Deus foi durante muito tempo um dos meus livros preferidos da Ana, as histórias de duplos, gémeos, as primeiras frases A noite passada sonhei que estava grávida. Tinham de operar, de cortar, porque as asas do bebé estavam ligadas às minhas entranhas(…) A mulher vestida de sol, com doze estrelas nos cabelos (…) Os homens que matei para te encontrar. É este livro que dá nome ao blog que iniciei sobre autora, faz hoje precisamente 7 anos. Bem que podia ser a 8 de Novembro, o dia de todos os anjos…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a O Rosto de Rothko

  1. J. diz:

    nuno,

    obrigada por te teres lembrado de criar, ha 7 anos atras, um espaço para a obra da ATP… mesmo que não tenha sido no dia de todos os anjos, (coincidência das coincidências… ou talvez não) tu és desse dia e por isso acaba por estar tudo ligado… e o que é engraçado é que depois surgiu este espaço no facebook a que demos o nome de fairy tales e o livro começa da seguinte forma “hoje é o dia 8 de novembro”, dissera miguel antes de ir embora. “o dia de todos os anjos” 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s