Inverness, ainda

Inverness é o titulo do último livro da escritora Ana Teresa Pereira (ATP). É também o nome de uma cidade nas Highlands do Reino Unido, ou na Escócia, onde Kate viveu quando era menina, com o seu pai, antes de ir para Londres para ser actriz de teatro. Depois de conhecer Clive, escritor de romances policiais, Kate vai-se transformando lentamente em Jenny, mulher de Clive. Jenny e Clive vivem em Owl’s Cottage, uma casa de campo inglesa, a casa, que volta também aos livros da autora como se de uma personagem se tratasse. Talvez a mais importante. À margem deste triângulo aparece também Matthew, “amante” e amigo de Jenny. Ouso dizer que ainda vamos ler mais sobre estas duas personagens, Jenny e Matthew.

No livro está lá tudo a que a autora nos habituou, a escrita simples (“Mesmo a linguagem, simples, sem uma palavra a mais.”), os ambientes (lagos, casas, bosques, bibliotecas, flores, referencias a livros, filmes…), homens e mulheres misteriosos e fortes, ainda que Clive seja muito murcho quando comparado a outros homens, Tom, por exemplo, mas tem de ser assim, percebe-se porquê, estão lá as histórias que entram dentro das histórias, com universos paralelos ou contínuos, intemporais, sobrepostos uns aos outros, neste caso duas histórias, ou melhor três. Está lá também o final arrepiante, que faz permanecer a sequência em nós por muito tempo. As últimas frases que apagadas mudam todo o sentido do livro (“Ele dissera-lhe em tempos que cortara as últimas linhas de um dos contos do primeiro livro, e que isso o transformara completamente. Ela pedira-lhe muitas vezes para dizer o que eram essas linhas, mas ele nunca o fizera. Era um dos contos de que ela mais gostava, e não conseguia imaginar um final diferente.”)

Sou suspeito para dizer que este é um dos melhores livros da ATP que li, mas depois de O Rosto de Deus e de O Verão Selvagem dos Teus Olhos, este é sem dúvida o que deixa mais marcas.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s