Ana Teresa Pereira vence Prémio Edmundo Bettencourt

Anunciado hoje no final da Feira do Livro do Funchal

Ana Teresa Pereira vence Prémio Edmundo Bettencourt

30.05.2010 – 18:38 Por Tolentino de Nóbrega

Ana Teresa Pereira venceu, pela segunda vez, o Prémio Literário Edmundo Bettencourt, instituído pela Câmara do Funchal em homenagem ao poeta-cantor presencista nascido nesta cidade.

Ana Teresa Pereira
Ana Teresa Pereira (João Rodrigues/arquivo)

A escritora madeirense foi distinguida pelo conto “A outra”, apresentado sob o pseudónimo Lara Croft, entre o número recorde de 142 concorrentes. O júri, em decisão anunciada hoje, último dia da Feira do Livro do Funchal, justificou a escolha pela “beleza da história contada, o uso marcadamente literário e pessoal da linguagem, o domínio seguro e original da técnica narrativa, o ritmo narrativo acompanhado de força imaginética e dimensão lúdica”.

O escritor António Rebordão Navarro recebeu ontem os cinco mil euros pelo prémio de 2009, com o romance ‘A Cama do Gato’, lançado na feira deste ano. Ana Teresa Pereira já tinha sido vencedor da edição de 2006, com o romance “A Neve”.

Natural do Funchal, a escritora tem publicado todos os anos, desde 1989, ocupando um lugar de referência na literatura portuguesa. Estreou-se com o romance “Matar a Imagem”, vencedor do Prémio Caminho de Literatura Policial. Em 2005 foi contemplado com o prémio literário atribuído pelo Pen Clube português no género da Ficção, pelo livro “Se nos encontrarmos de novo”, e, em 2007, ganhou o Prémio Máxima de Literatura 2007, com o seu romance “A Neve”.”Inverness” é o título do seu último livro editado na Relógio D’Água Editores.

notícia do jornal Público

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s