Ana Teresa Pereira premiada pela CMF

Escritora madeirense
Ana Teresa Pereira premiada pela CMF

O “Prémio Literário Edmundo Bettencourt 2010” foi atribuído à escritora madeirense Ana Teresa Pereira, com a obra “A Outra”, assinado com o pseudónimo Lara Croft.
O anúncio foi feito no sábado passado, penúltimo dia da 36.ª Festa do Livro – Feira do Livro do Funchal.
Ana Teresa Pereira já tinha sido contemplada com o galardão instituído pela Câmara Municipal do Funchal na edição de 2006, com o romance “A Neve”.
Este ano, entre 142 concorrentes, venceu o prémio pela «beleza da história contada, o uso marcadamente literário e pessoal da linguagem, o domínio seguro e original da técnica narrativa, o ritmo narrativo acompanhado de força imaginética e dimensão lúdica», como classificou o júri.
Nascida no Funchal em 1958, Ana Teresa Pereira ainda era estudante e guia intérprete quando lançou o seu primeiro livro “Matar a Imagem”, em 1989, o que lhe valeu o Prémio Caminho Policial. Em 2005 foi distinguida pelo Pen Clube português, no género da Ficção, pela obra “Se nos encontrarmos de novo”, e, em 2007, venceu o Prémio Máxima de Literatura 2007, com “A Neve”.
Tem publicados vários livros, desde crónicas, contos, romances e histórias policiais. A sua obra mais recente intitula-se “Inverness” e conta com a chancela da Relógio D’Água Editores.
Da sua bibliografia constam outros títulos, tais como: “As Personagens” (1990), “A Última História” , “A Casa dos Pássaros”, “A Casa das Sombras”, “A Casa do Nevoeiro”, “A Cidade Fantasma”, “Num Lugar Solitário”, “A Noite Mais Escura da Alma”, “A Coisa Que Eu Sou”, “As Rosas Mortas”, “O Rosto de Deus”, “Se Eu Morrer Antes de Acordar”, “Até que a Morte Nos Separe” (2000), “A Dança dos Fantasmas” e “A Linguagem dos Pássaros” (2001).
Paralelamente ao anúncio do vencedor do “Prémio Literário Edmundo Bettencourt 2010”, ocorreu a entrega do prémio (cinco mil euros) referente ao ano passado a António Rebordão Navarro, que, na ocasião, lançou o livro “A Cama do Gato” com o qual foi distinguido.
O Prémio Literário Edmundo Bettencourt foi criado pela autarquia do Funchal em homenagem ao poeta-cantor madeirense Edmundo Bettencourt.
A 36.ª Festa do Livro – Feira do Livro do Funchal encerrou ontem com, entre outras iniciativas, a rubrica “Conversas com…” valter hugo mãe, sessões de autógrafos com Marco Reynolds e Anabela Machado, e o lançamento do livro “Saber Ser, Saber Estar”, da autoria de Elizabete Vieira Canha de Andrade e editado pela Edição Leya.

notícia do Jornal da Madeira
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Ana Teresa Pereira premiada pela CMF

  1. Parabéns mais uma vez a Ana Teresa Pereira! Agora, a pergunta que se impõe… onde encontrar essa jóia de Lara Croft?? =)

    Parece que vou ter que actualizar informações na minha *eterna* tese (ou montanha que irá parir um rato…)

    😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s