A Harpa de Ervas

É impossível ler a Harpa de Ervas de Truman Capote e não nos lembrarmos da crónica da Ana sobre este livro. No seu texto Nostalgia publicado no jornal Público e mais tarde no livro de crónicas O Ponto de Vista dos Demónios fala da sua relação com este texto, porque cresceu com ele. Ou da crónica O Amor, publicada nos mesmo sítios, em que relembra Dolly e o poema The Great Lover de Rupert Brooke.
Ou mesmo da sua “critica” ao livro publicado no jornal Público: “A Harpa de Ervas” não é exactamente um livro para ler. É muito mais do que isso. É um livro para reler. Como um texto sagrado ou um conto de fadas. Até ao fim da vida.
E é impossível pensar em Truman Capote e não recordar uma das suas frases mais famosas: não importa o que se diz mas como se diz. O que nos leva a uma imensa discussão sobre forma e conteúdo. Continuo a pensar que são possíveis as duas, embora sem conteúdo não exista forma que nos valha. Ou estarei errado? E o que tem tudo isto a ver com a obra da Ana? Tem mais forma ou conteúdo?
Aguardo comentários.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a A Harpa de Ervas

  1. joanavalente diz:

    truman capote é um dos autores citados com frquência pela ana teresa pereira. nunca li “a harpa de ervas”, mas aconselho vivamente este e este.

    no que respeita aos livros da ana teresa pereira, quanto a mim têm ambos: forma e conteudo… ha historias que sao contadas e ha uma forma (especial e com um estilo caracteristico) de as contar. muitas vezes chego a pensar nos livros como um so livro, ou como varios capitulos de um so livro. no entanto, agora que regressei às origens (da obra da escritora) para contribuir aqui começo a ter um olhar relativamente diferente, não sei se por ser uma segunda leitura, se por estar a ler os livros pela ordem em que foram escritos!

    gostei deste regresso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s