O Rosto de Deus

Gabriel Byrne

Quando pensei no rosto do Tom [do livro O Rosto de Deus] era o de um actor, aliás era a minha primeira escolha para a capa, mas preferi que as pessoas o imaginassem. E prefiro não dizer quem é. É uma mistura de irlandês com nórdico. Inspirei-me no pouco que sei da história dele. da entrevista a Alexandra Lucas Coelho
Muito antes de ler o romance de Peter Høeg, vi o filme de Bille August, “Smilla e o Mistério da Neve”. Gabriel Byrne (“e ele, o protagonista do meu livro, tem o teu rosto, os teus olhos, a tua voz, e é irlandês, e tem cinquenta e dois anos”), o mecânico; da crónica O Sentido da Neve, suplemento MilFolhas do jornal Público de 11 de Outubro de 2003.
Quando as luzes se acenderam olhei com incredulidade o homem que estava sentado ao meu lado. Era mesmo ele, os olhos muito azuis, o nariz adunco, a boca, aquela figura um pouco sombria que vivia dentro dos meus livros e nos filmes de Bille August, de Bryan Singer, de Jarmusch. E ele sorriu; tínhamos tantas coisas para contar um ao outro, os quadros e a Irlanda, as peças de Ibsen e, o mais estranho de tudo, ele era o protagonista do meu romance e estava a escrever um livro sobre Iris Murdoch. da crónica The Art of Fiction, suplemento MilFolhas do jornal Público de 15 de Novembro de 2003.
E ela conhecia o rosto de Byrne, era o de um actor de cinema, durante meses recortara fotografias de revistas, voltara a ver os filmes dele (And I love you, angel). da crónica Os Lilases, suplemento MilFolhas do jornal Público de 10 de Abril de 2004.
Byrne ia muitas vezes à National Gallery ver os quadros preferidos de Iris (…) E, de vez em quando, ia em peregrinação visitar o retrato dela na Portrait Gallery, gostava de ver-se reflectido no vidro do quadro, Iris e Gabriel, ambos tinham nomes de mensageiros e olhos muito azuis (…) do livro Se Nos Encontrarmos de Novo, Relógio D’Água, 2004.
E ele tem o teu rosto, e os teus olhos, e a tua voz, e é irlandês, e tem cinquenta e dois anos. idem

Gabriel Byrne é actor, nasceu a 12 de Maio de 1950 em Dublin, Irlanda.
Mais fotos aqui

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s