Referências do livro Matar a Imagem, 1989 – em actualização

Com este post pretendo iniciar uma série sobre as referências, ou links, que a Ana deixou na sua obra de estreia, Matar a Imagem, Editorial Caminho, 1989. Apenas isso, referências, sem mais considerações.

Comecemos pelo principio:

A referência deste livro é uma citação do Hamlet de William Shakespeare. Fica aqui o excerto da conversa entre Rosencrantz, Guildenstern e Hamlet e o excerto da referência do livro, a bold. Fica também o link para o e-book, via Projecto Gutenberg.

Ros. – Why, then your ambition makes it one. ‘Tis too narrow for
your mind.
Ham. – O God, I could be bounded in a nutshell and count myself a
king of infinite space, were it not that I have bad dreams.
Guil. – Which dreams indeed are ambition; for the very substance
of the ambitious is merely the shadow of a dream.
Ham. – A dream itself is but a shadow.
Ros. – Truly, and I hold ambition of so airy and light a quality
that it is but a shadow’s shadow.
Ham. – Then are our beggars bodies, and our monarchs and
outstretch’d heroes the beggars’ shadows. Shall we to th’ court? for, by
my fay, I cannot reason.
Both. – We’ll wait upon you.
Ham. – No such matter! I will not sort you with the rest of my
servants; for, to speak to you like an honest man, I am most
dreadfully attended. But in the beaten way of friendship,
what make you at Elsinore?

e-book de Hamlet, William Shakespeare

Parte I
Capítulo I

– ‘Woody Allen escrevera uma história com vampiros’ – pág. 9 (não encontrei nenhuma referência a esta história…)

– Referência à Quinta Dimensão, programa de TV dos anos 80 (não consegui encontrar nada sobre esta série nas pequisas que fiz no google e no altavista; alguém sabe mais informações ou o nome original da série?)

– Leonard Cohen ‘just take this longing from my tongue / and all the useless things my hands have done’ – pág. 10

– ‘tens vinte e sete anos e tudo o que tens é um monte de folhas na gaveta’ – pág. 12

– A critica da razão pura – pág. 12 (Livro do filósofo Immanuel Kant que pode ser encontrado aqui em e-book e mais informações sobre o autor aqui e aqui.)

– O gosto solitário do orvalho – Matsuo Bashô – pág. 13



(Gosto Solitário do Orvalho seguido de Caminho Estreito (O)
BASHO, Matsuo
ASSÍRIO E ALVIM 1ª Edição de 2003
Documenta Poética
Páginas: 119 Peso: 200 gr. Formato: 15×20 cm
ISBN: 9723708248)

– Referência ao livro Do Assassínio como uma das Belas Artes, de Thomas De Quincey, em que ele afirma que Kant era uma múmia. – pág. 13
(Sobre este autor encontrei traduzido em português o referido livro:



Do Assassínio Como Uma das Belas Artes
QUINCEY, Thomas de
EDITORIAL ESTAMPA 2ª Edição de 1971
Livro B Nº: 3
Páginas: 124 Peso: 80 gr. Formato: 0011×0018
ISBN: 9723301946

Do mesmo autor encontrei ainda traduzidos em português:

Confissões de Um Opiómano Inglês
QUINCEY, Thomas de
CONTEXTO 1ª Edição de 1989
Contexto / Pequeno Formato Nº: 11
Páginas: 136 Peso: 140 gr. Formato: 0012×0019
ISBN: 972575073X

Judas Iscariotes
QUINCEY, Thomas de
& Etc – Edições Culturais do Subterrâneo, Ldª. 1ª Edição de 2003
Livros & etc
Páginas: 72 Peso: 150 gr. Formato: 16×17 cm
ISBN: 9728539592

Últimos Dias de Immanuel Kant (Os)
QUINCEY, Thomas de
RELÓGIO D ÁGUA 1ª Edição de 2003
Indicíos Nº: 3
Páginas: 92 Peso: 190 gr. Formato: 12×21 cm
ISBN: 9727087442

e esta página onde se pode obter mais informação sobre o autor. Na página do projecto gutenberg, fazendo pesquisa por Quincey, podem-se encontrar os seus livros para download.)

– Referência a vários livros e personagens – pág. 14:
Auguste Dupin em Paris
(Personagem de Edgar Allan Poe:
“the Western mystery, complete with all its conventions, emerged in 1841 when Edgar Allan Poe invented an amateur detective, the Chevalier Auguste Dupin. Poe also established the convention by which the brilliant intelligence of the detective is made to shine even more brightly through the comparative ingenuousness of his nameless American friend who tells the story. This convention stayed a fixed pattern for this genre.
C. Auguste Dupin appears in a trilogy whose
only constants are the Parisian setting:
The Murders in the Rue Morgue (1841),
The Mystery of Marie Roget (1842-1843),
The Purloined Letter (1844).

Mais informações
aqui, aqui e aqui
em português:
Contos Policiais
POE, Edgar Allan
GUIMARÃES EDITORES 1ª Edição de 2003
Formato Mais
Páginas: 184 Peso: 21 gr. Formato: 15×21 cm
ISBN: 9726654653)

Bill Bones o velho marinheiro de face queimada na hospedaria Almirante Benbow na Enseada do Monte Negro
(Referência ao livro A ilha do tesouro de Robert Louis Stevenson.
Informações aqui e e-book aqui)

The turn of the screw, Henry James (casa e o banco de pedra em frente do lago de águas agitadas.)
(Informações sobre o autor aqui e e-book aqui.)

-Referência ao romance Animal Farm, de George Orwell, em relação ao presidente do governo da ilha – pág.15

(Uma página sobre o autor onde se pode ler o livro, por capítulos, bem como resumos dos mesmos. Em português o livro está traduzido como:

Triunfo dos Porcos (O)
ORWELL, George
EUROPA-AMÉRICA 1ª Edição de 1996
Grandes Clássicos do Século X X Nº: 20
Páginas: 128 Peso: 155 gr. Formato: 14×21 cm
ISBN: 9721040983)

(continua)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s